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Água é vida

Água é vida

Você, em algum momento da vida, já sentiu tanta sede, que ao ingerir água, te deu a impressão de ser a melhor sensação do mundo?

Pois bem, o principal motivo para isso acontecer, é porque o nosso corpo é composto em sua maior parte por água, podendo variar entre 40% a 80% do peso total de um ser humano. Fora que as funções vitais do nosso organismo dependem de água para estarem funcionando a todo vapor, fazendo com que o nosso cérebro dê mais ênfase para que essa necessidade seja saciada.

A importância do consumo

No desenrolar do dia, nosso corpo perde em média 2 litros de água através da transpiração, respiração, filtragem do sangue e tantas outras funções vitais exigidas pelos sistemas do nosso organismo. E para que tudo se mantenha funcionando perfeitamente, o ideal é que seja feita a reposição, de, no mínimo, essa mesma quantidade de água que é perdida pelo corpo durante o dia. A nutricionista Camila Leonel da Escola Paulista de Medicina da Unifesp (Universidade Federal de São Paulo) afirma que “O corpo não possui reservas ou condições para armazenamento de água. É essencial que a sua reposição seja diária para manter a saúde e as funções básicas do organismo. Em medidas caseiras, essa quantidade representa oito copos”.

O que acontece com frequência é que muita gente espera ter sede para beber água. A sede é um sinal de alerta para a necessidade do corpo por água. Ela aparece quando a quantidade de líquidos no organismo já se encontra abaixo do nível desejado. Por isso, não espere a sede chegar e o seu corpo ficar com os níveis de água na reserva. Reabasteça seu organismo com frequência”, enfatiza Leonel.

Dicas:

1ª – Mantenha uma garrafa de água sempre por perto e crie o hábito de ingerir pequenas porções de água a todo momento, pois o ideal é que a ingestão de água seja feita mesmo sem a sensação de sede.

2ª – Sucos, sopas, leite, chás e outros líquidos em geral possuem em uma grande quantidade de água entre seus componentes, então, o consumo desses alimentos também ajuda na reposição da água do nosso organismo.

3ª – Pratique exercícios!
Além de promover saúde e bem estar, a prática de exercícios faz com que o nosso sistema linfático funcione melhor e fique mais ativo, ampliando o processo de transpiração, e, consequentemente, aguçando o nosso desejo pelo consumo de líquidos.

Benefícios:

•    Absorção de nutrientes – Com o nível adequado de água em nosso corpo, as células trabalham com maior facilidade, assim, promovendo uma melhor absorção dos nutrientes ingeridos durante o dia.

•    Desintoxicação – A água promove em nosso sistema digestivo e linfático um melhor funcionamento de suas funções, dessa forma, estes sistemas conseguem excretar as toxinas, excesso de minerais entre outras substâncias indesejáveis que estão em nosso organismo.

•    Maior disposição no dia-a-dia – Com a ingestão correta de água, o nosso corpo como um todo tem um melhor desempenho, fazendo que as funções mais básicas e vitais estejam funcionando em perfeitas condições, proporcionando uma maior disposição para as tarefas do cotidiano.

•    Melhor atividade cerebral - O cérebro é um dos órgãos que mais necessitam de água para se manter em plenas condições. Sendo ele constituído por 70% de água, faz-se extremamente necessário que o nível de água em nosso corpo esteja sempre elevado. Por ter a sua maior parte composta por água, o cérebro é afetado rapidamente com níveis mais baixos de água no organismo, onde ele emite vários alertas para nos informar que precisamos nos hidratar. Estes alertas podem variar entre falta de atenção, fadiga, dores de cabeça, até enjoos e vômitos em casos mais extremos.

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