Centro de Saúde Clínica Já

A importância da terapia

Por meio da fala, a psicoterapia, mas conhecida como “terapia”, trata de problemas psicológicos através da fala. Com várias vertentes para recuperação de dores e incômodos, a medida pode ser solução para situações de stress, tristeza, luto e conflitos. Mas quando saber a hora de procurar um profissional ou quem deve buscar ajuda? O Jornal Opção conversou com uma especialista para entender os benefícios e importância da prática.

De acordo com a psicóloga Salma Cortes, a psicoterapia deve ser buscada principalmente por dois motivos. “O primeiro deles seria de desvencilhar de processos que vamos aprendendo no desenvolvimento da personalidade, mas que não são coerentes com a nossa essência individual. Segundo, para desenvolvimento do nosso próprio potencial”, adianta.

A especialista explica ainda que a terapia pode servir para pacientes com casos de doenças psicossomáticas, principalmente que envolvem questões imunológicas, como o câncer.

Assim como as pessoas têm diferentes tipos de personalidade, a terapia pode envolver diversos tipos de tratamento. Por isso, na hora de optar por determinada linha, o principal fator de escolha é a empatia com o psicoterapeuta. “É preciso sentir confiança no profissional logo nas primeiras entrevistas”, diz a psicóloga.

Por isso, é muito importante perguntar, logo no início, qual a metodologia de trabalho escolhida e qual a visão de ser humano que o profissional tem dentro da metodologia com a qual ele trabalha.

Preconceito

Apesar da grande quantidade de informação, ainda há preconceito de algumas pessoas com relação a terapia. Desta forma, só quem está passando por alguma fase difícil é quem vai entender a importância de se buscar a terapia. “Não é um processo simples, nunca é rápido, mas é um processo que traz clareza, empoderamento pessoal. Eu diria que é obrigatório para qualquer um”, adianta a especialista.

Os benefícios, de acordo com Selma, são vários e em diversas situações. “Nos casos que você quer desbloquear traumas de infância, nos casos que você quer melhorar a atuação profissional, quando você está perdido na vida com relação a referências, quando há mudanças, casos de doença”, explica.

E como ajudar quem está precisando de terapia? Segundo a especialista, o principal motivador para a procura da psicoterapia é a dor. Portanto, quem está no processo de negação desta dor e não a percebe ainda, o que se pode fazer é simplesmente estar junto, abraçar, acolher, até que ela perceba a dor. A partir da aceitação, a busca por ajuda acontece naturalmente.

Como qualquer pessoa pode buscar auxílio na terapia, de maneira geral, a adolescência é uma fase na qual a procura por um especialista pode ser benéfica. “É um momento de transição extremamente importante na vida de indivíduo. O que ele absorve nessa fase geralmente carrega para o resto da vida, seja de forma benéfica ou não”, explica Selma.

Por fim, a especialista indica a terapia a todos. “Os métodos podem variar, mas um conselho é: nunca ache que é muito dinheiro investido, já que tudo é investido em você, e sempre tem 100% de retorno”, garante.

Leia também

Siga-nos nas redes sociais

Entre em Contato